Sintese Reflexiva do texto:
Ser
professora avaliar e ser avaliada.
Ø A tarefa de avaliar
Segundo
descreve o texto, a professora terá que avaliar seus alunos de forma que sua
conclusão sobre a aprendizagem deles terá que um valor atribuído por ela,
tarefa no qual não é muito fácil, mas entendida pelos demais como um processo
simples. A avaliação como tarefa da professora, orienta a prática pedagógica,
define etapas e procedimentos escolares, media relações entre outros.
Dificilmente a avaliação se constitui como um processo coletivo, sendo diversas
vezes uma tarefa solitária e de responsabilidade exclusiva da professora que
propõe os instrumentos a serem usados.
Ø As formas de avaliar
Avaliar
de forma classificatória dar se a entender como idéias de mérito, julgamento,
punição e recompensa, portanto a professora precisa fazer com que os alunos se
tornem um objeto de estudo, tendo-se como garantia que o processo realizado por
ela produza resultados verdadeiros, que explicitem o real valor de cada aluno
que terão punição, recompensas ou os tratamentos adequados a cada caso. Já
na avaliação quantitativa tem uma metodologia em que a manipulação dos dados
tem prioridade sobre a compreensão do processo, sendo que os instrumentos
usados precisam ser de simples manuseio e permitir a apreensão objetiva e
neutra do conhecimento.
Ø O processo avaliativo
A
professora sempre é apresenta como sujeito que atua sobre os alunos e alunas
transformados em objetos de conhecimento no processo avaliativo, sendo então a
avaliação uma ação vista como uma relação de poder, esse procedimento reflete
na professora atribuindo, portanto valores a ela. Nesse contexto avaliando e
sendo avaliada a professora vai aprender duas lições contraditórias é preciso
classificar para ensinar e classificar não ajuda a ensinar melhor, nem aprender
mais, mas produz exclusão, e para ensinar é indispensável incluir. Portanto, a
avaliação vem marcando, expondo, classificando e excluindo alunos que não
aprendem, cabendo à professora ampliar seu conhecimento sobre cada aluno e
ajudá-los a entender sua própria reflexão e seu autoconhecimento.
Referencias:
ESTEBAN,
Maria Teresa. Ser professora: Avaliar e ser avaliada. In: ESTEBAN, Maria Teresa
(Org.). Escola, currículo e avaliação.
São Paulo: Cortez, 2005. p. 13-37.
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