segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Sintese Reflexiva do texto:

Ser professora avaliar e ser avaliada.

Ø  A tarefa de avaliar
Segundo descreve o texto, a professora terá que avaliar seus alunos de forma que sua conclusão sobre a aprendizagem deles terá que um valor atribuído por ela, tarefa no qual não é muito fácil, mas entendida pelos demais como um processo simples. A avaliação como tarefa da professora, orienta a prática pedagógica, define etapas e procedimentos escolares, media relações entre outros. Dificilmente a avaliação se constitui como um processo coletivo, sendo diversas vezes uma tarefa solitária e de responsabilidade exclusiva da professora que propõe os instrumentos a serem usados.

Ø  As formas de avaliar
Avaliar de forma classificatória dar se a entender como idéias de mérito, julgamento, punição e recompensa, portanto a professora precisa fazer com que os alunos se tornem um objeto de estudo, tendo-se como garantia que o processo realizado por ela produza resultados verdadeiros, que explicitem o real valor de cada aluno que terão punição, recompensas ou os tratamentos adequados a cada caso.                                                                                                   Já na avaliação quantitativa tem uma metodologia em que a manipulação dos dados tem prioridade sobre a compreensão do processo, sendo que os instrumentos usados precisam ser de simples manuseio e permitir a apreensão objetiva e neutra do conhecimento. 

Ø  O processo avaliativo
A professora sempre é apresenta como sujeito que atua sobre os alunos e alunas transformados em objetos de conhecimento no processo avaliativo, sendo então a avaliação uma ação vista como uma relação de poder, esse procedimento reflete na professora atribuindo, portanto valores a ela. Nesse contexto avaliando e sendo avaliada a professora vai aprender duas lições contraditórias é preciso classificar para ensinar e classificar não ajuda a ensinar melhor, nem aprender mais, mas produz exclusão, e para ensinar é indispensável incluir.                                     Portanto, a avaliação vem marcando, expondo, classificando e excluindo alunos que não aprendem, cabendo à professora ampliar seu conhecimento sobre cada aluno e ajudá-los a entender sua própria reflexão e seu autoconhecimento.

Referencias:

ESTEBAN, Maria Teresa. Ser professora: Avaliar e ser avaliada. In: ESTEBAN, Maria Teresa (Org.). Escola, currículo e avaliação. São Paulo: Cortez, 2005. p. 13-37.

Nenhum comentário:

Postar um comentário