Situando o Portfólio
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O
que é portfólio?
É uma pasta grande e fina em que os artistas
e os fotógrafos iniciantes colocam amostras de suas produções, as quais
apresentam a qualidade e a abrangência do seu trabalho, de modo a ser apreciado
por especialistas e professores.
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Outras
formas de denominar o portfólio?
Porta-fólio e portfolio.
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De
onde se originou o uso do portfólio em educação?
Em educação, o portfólio apresenta várias
possibilidades: uma delas é a sua construção pelo aluno. Nesse caso, o
portfólio é uma coleção de suas produções, as quais apresentam as evidências de
sua aprendizagem.
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Diferença
entre portfólio de arquivo de trabalho?
De acordo com Easley e Mitchell. Um arquivo é
simplesmente uma coleção de trabalhos dos alunos. Em contraste, o portfólio é
uma seleção de trabalhos do aluno. Um portfólio não é apenas um arquivo, mas é
parte de um processo de avaliação que ensina os alunos a avaliar e apresentar
seus próprios trabalhos.
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Alguns
objetivos comuns quanto ao uso do portfólio?
Procura motivar os alunos menos capazes ao
fornecer-lhes “algo para mostrar por esforços”, além do que poderia, de outra
forma, ser uma série decepcionante de notas e níveis;
Fornecem aos alunos oportunidades de declarar
sua identidade, documentar e mostrar coisas que são importantes para eles;
Oferecem aos alunos oportunidade de refletir
sobre suas experiências e seus extintos dentro e fora da escola e, assim
assumir maior responsabilidade por aquelas experiências e por aqueles êxitos;
Estimulam e apresentam alguma forma de
reconhecimento dos resultados e êxitos além do domínio acadêmico;
Fornecem evidências mais diversificadas da
competência do aluno e do sucesso ao público externo, como pais e empregadores.
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Cite
os cincos elementos que o trabalho como portfólio oferece.
Primeiro: o uso do portfólio beneficia
qualquer tipo de aluno. O desinibido, o tímido, o mais e o menos esforçado, o
que gosta de trabalhar em grupo e o que não gosta, o mais e o menos motivado ou
interessado pelo trabalho escolar, o que gosta de escrever e até o que não
gosta – porque ele pode passar a gostar assim como pode apresentar suas
produções usando outras linguagens.
Segundo: Os alunos declaram sua
identidade, isto é, mostram-se não apenas como alunos, mas como sujeitos
dispostos a aprender. Sua história de vida e suas experiências são conhecidas e
valorizadas.
Terceiro: As atividades escolares levam
em cotas as experiências vividas pelo aluno fora da escola, dando sentido à sua
aprendizagem.
Quarto: O aluno percebe que o trabalho
escolar lhe pertence; portanto, cabe-lhe assumir responsabilidade por sua execução.
Quinto: Como o portfólio motiva o aluno a
buscar formas diferentes de aprender, suas produções revelam suas capacidades e
potencialidades, as quais poderão ser apreciadas por várias pessoas.
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Quais
os princípios norteadores para o trabalho com o portfólio? Explique cada um
deles .
O primeiro deles é a construção. Essa
construção se assume de diferentes formas, dependendo da idade dos alunos, do
curso, da atividade a ser desenvolvida e o tempo disponível. A orientação que o
professor dará ao processo de construção também é viável.
Outro principio, reflexão, o aluno decide
oque incluir e, ao mesmo tempo analisa suas produções, tendo a chance de
refazê-las sempre que quiser e for necessário.
Criatividade, princípio que se acrescenta. O
aluno escolhe a maneira de organizar o portfólio e busca formas diferentes de
aprender. Ele é estimulado a estar sempre trabalhando e tomando decisões. É
importante que se valorizem as iniciativas dos alunos para que eles busquem
novas ideias e não a repetição e a reprodução, tão comuns nas escolas.
Outro componente importante é a
auto-avaliação. A construção, a reflexão e a criatividade conduzem-no a
desenvolver a capacidade de avaliar seu desempenho com objetivo de avençar
sempre. A avaliação feita pelo professor é importante e, conjugada à do próprio
aluno, faz com que se amplie a análise das suas possibilidades.
Por fim, a autonomia, outro princípio
norteador do uso do portfólio. A criança percebe que pode trabalhar de forma
independente e que não pricisa ficar sempre aguardado orientação do professor.
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Segundo
a autora Klenowski, o trabalho com o portfólio se baseia em seis princípios.
Quais são?
Construção, reflexão, criatividade,
auto-avaliação eauto-avaliação.
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O
trabalho com o portfólio pode ser feito por um professor ou somente por vários?
Não é necessário que todos os professores de
uma mesma escola iniciem o trabalho ao mesmo tempo. Talvez nem seja possível. O
necessário é que toda a equipe compartilhe a mesma fundamentação teórica sobre
aprendizagem e avaliação, apoiada em pesquisas atualizadas.
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Como
ajudar os alunos avaliar o seu próprio trabalho com o portfólio?
O professor auxiliando os alunos a
identificar e registrar os critérios de avaliação. Cabe ao professor
orientá-los nas descobertas dos requisitos necessários à produção de um
trabalho considerado adequado. O processo pode ter inicio com os alunos
analisando as características de uma produção considerada adequada.
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Quais
os componentes de um portfólio?
Os componentes são as melhores produções do
aluno, por ele próprio selecionadas, com base nos objetivos de aprendizagem e
nos critérios de avaliação formados com sua participação.
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O
professor deve inserir itens no portfólio do aluno?
Essa inserção é questionável. Ela poderia
fazer com que o aluno sentisse que aquele trabalho não lhe pertence
inteiramente. Incluir trabalhos escolhidos pelo professor é uma decisão sua.
Alguns professores poderão argumentar fortemente que nem sempre as escolhas dos
alunos refletem suas capacidades.
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Quais
alguns descritores de avaliação do portfólio em cursos superiores?
Cumprir os propósitos gerais, , cumprir o
propósito específicos, apresenta análise do material incluído, Contém propostas/formulações/recomendações
para enfrentamento das dificuldades relacionadas ao desenvolvimento da
avaliação, apresentar textos descritos com correção, incluir reflexões
sobre o processo de aprendizagem e de avaliação, apresentar organização que facilita
a sua compreensão, apresentar síntese conclusiva e apresentar avaliação final
do trabalho.
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Quais
algumas dificuldades citadas pela autora na construção de portfólios nos cursos
superiores?
Dificuldades percebidas a cada semestre é a
formulação inicial de descritores de avaliação vagos. Outra dificuldade é a
sobrecarga de trabalho eo engajamento dos alunos em um processo de trabalho bem
diferente daquele ao qual têm sido submetidos. A falta de hábito dos
alunos de escrever, de analisar o que produzem e de escolher suas melhores
produções; não-utilização de procedimento semelhante por outros professores do
curso; não desenvolvimento do portfólio ao longo do semestre por parte de
alguns alunos, ser encaixam com algumas dificuldades.
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Trabalhar
com o portfólio significa assumir riscos. Quais riscos a autora menciona no
texto estudado?
O
primeiro deles é o portfólio reduzir-se a uma pasta em que se arquivam textos e
se fazem registros das aulas. O portfólio pode ser considerado mais um dos
modismos em educação. Ele pode ser entendido como um simples “instrumento” e
não como um “procedimento” de avaliação. O professores e o alunos oferecem
resistência inicial pro entenderem que terão muito mais trabalho do que antes.
Referências:
VILLAS
Boas, Benigna Maria de Freitas. Potfólio,
avaliação e trabalho pedagógico. Campinas, SP:Papirus, 2004.
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