Situando
a Avaliação
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Relacione
a avaliação e o nosso cotidiano.
Estamos sempre fazendo apreciações sobre oque
vemos, o que fazemos, o que ouvimos, o que nos interessa e o que nos desagrada.
Estamos sempre julgando. E como gostamos de usar adjetivos! Praticamos
avaliação quando estamos em uma fila de banco ou de supermercado: para alguns o
atendimento é rápido; para outros, pode ser percebido como lento.
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Relaciona
a avaliação na escola.
A avaliação é intencional e sistemática e os
julgamentos que ali são feitos têm muitas consequências, alguma positivas,
outras negativas. Mesmo antes de a criança chegar à escola, no momento de sua
matrícula, a avaliação pode começar. Ainda não é a avaliação por meio de
provas e exercícios, mas por meio das informações que mostram quem é a criança:
onde mora, com quem mora, o que sua família faz etc.
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O que é
avaliação formal? Cite exemplos.
É a avaliação feita por meio de provas, exercícios
e atividades quase sempre escritas como produção de textos, relatórios,
pesquisas, resolução de questões matemáticas, questionários etc.
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O que é
avaliação informal? Cite exemplos.
É aquela que se dá pela intenção de alunos com o
professores, com os demais profissionais que atuam na escola e até mesmo com os
próprios aluno, em todos os momentos e espaços do trabalho escolar.
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Benefícios
da avaliação informal.
Dá aos alunos a orientação de que ele necessita, no
exato momento dessa necessidade;
Manifesta paciência, respeito e carinho ao atender
a suas dúvidas;
Providencia os materiais necessários à
aprendizagem;
Demostra interesse pela aprendizagem de cada
um;
Atende a todos com a mesma cortesia e o mesmo
interesse, sem demonstrar preferência;
Elogia o alcance dos objetivos da aprendizagem;
Não penaliza o aluno pelas aprendizagens ainda não
adquiridas;
Não usa rótulos nem apelidos que humilhem ou
desprezem os alunos;
Não comente em voz alta suas dificuldades ou
fraquezas;
Não faz comparações;
Não usa gestos nem olhares de desagrado em relação
à aprendizagem.
·
Prejuízos
que a avaliação informal pode causar.
A avaliação não pode expor a criança a situações
constrangedoras;
A avaliação tem de ser feita com ética: não se
podem usar suas informações para outro objetivo que não seja o de contribuir
para a aprendizagem do aluno;
As fragilidades do aluno não devem ser relatadas
publicamente;
O que está sendo avaliado é a aprendizagem do aluno
e não de suas características pessoais.
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Para
que serve à avaliação?
Para que se conheça o que o aluno já aprendeu e o
que ele ainda não aprendeu, para que se providenciem os meios para que ele
aprenda o necessário para a continuidade dos estudos.
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Avalia-se
o que?
Avalia-se para promover a aprendizagem do aluno.
·
Características
da avaliação formativa.
É conduzida pelo professor;
Destina-se a promover a aprendizagem;
Leva em conta o progresso individual, o esforço
nele colocado e outros aspectos não especificados no currículo.
Na avaliação formativa, capacidades e ideias que,
na avaliação somativa, poderiam ser classificadas como “erros” fornecem
informações diagnósticas;
Os alunos exercem papel central, devendo atuar efetivamente
em sua própria aprendizagem.
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Quais os
dois paradigmas apresentados pela autora no texto sobra a avaliação?
Discute as
diferença entre a avaliação informal e a formal, mostrando que a informal, nem
sempre é prevista e, consequentemente, os avaliados, no caso os alunos, não
sabem que estão sendo avaliados. Por isso deve ser conduzida com ética.
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O que a
autora menciona sobra a prova?
“A avaliação formativa preocupa-se com a maneira
pela qual os julgamentos da qualidade das respostas dos alunos podem ser usados
para desenvolver a sua competência de forma a reduzir a ocorrência da
aprendizagem por ensaio e erro”.
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O que é
necessário para que os professores modifiquem suas práticas?
Construir o entendimento de avaliação formativa
como a que promove o desenvolvimento não só do aluno, mas também do professor e
da escola. Para que isso aconteça, é necessário que todos os profissionais da
educação que atuam na escola também tenham oportunidade de se desenvolverem e
se atualizarem. O sucesso do seu trabalho conduz ao sucesso do aluno. Toda a
escola participa desse ambiente de aprendizagem e desenvolvimento.
·
Qual a
importância do feedback?
O feedback do professor lhe aponta o que fazer para
avançar; notas ou menções não cumprem esse propósito: desviam a atenção da
aprendizagem e são contra produtivas para os propósitos formativos.
Referências:
VILLAS
Boas, Benigna Maria de Freitas. Potfólio,
avaliação e trabalho pedagógico. Campinas, SP:Papirus, 2004.
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